top of page
Buscar

Projeto tenta combater comércio ilegal de cabos de cobre e fibra ótica


ree

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pretende colocar regras administrativas e sanções para coibir a venda ilegal de cabos, materiais metálicos e equipamentos elétricos. O PL 3410/21 exige que quem comercializa esse tipo de material, como cabos de cobre e fibra ótica, emita nota fiscal, registrando as operações e ainda realizando um cadastro junto à autoridade policial competente.


Caso o PL seja aprovado, as regras valerão tanto para pessoas físicas como jurídicas. Esses vendedores devem manter um livro próprio com o registro das operações. O não cumprimento leva a uma multa, entre R$ 5 mil e R$ 50 mil, além do cancelamento da inscrição estadual.


Outra punição para quem comercializar ilegalmente cabos de cobre e de fibra ótica é a proibição de abrir uma empresa similar pelo período mínimo de cinco anos. O projeto é de autoria da deputada Aline Sleutjes (PSL-PR). Segundo ela, a ideia é “quebrar a cadeia ilícita” de comercialização desses materiais.


Os cabos de cobre e de fibra ótica são usados na transmissão de energia elétrica e de sinais de telecomunicações, respectivamente. “Um crime de difícil combate e que é cada vez mais comum e afeta desde órgãos públicos até empresas privadas, residências e espaços comunitários”, disse Sleutjes, em entrevista à Agência Câmara dos Deputados.


O Projeto de Lei 3410/21 vai ser analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em caráter conclusivo.


 
 
 

Comentários


Ag4 Contabilidade para ISP

A AG4 Contábil quer ajudar você

a melhorar a gestão de sua empresa,

otimizando seus resultados e minimizando seus riscos.

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram

Av. Brasília, 2121, sala 1902 - Jd. Nova Yorque

Edifício New York Tower - Cep: 16018-000

Araçatuba/SP

Cel.: 18 99105.6062
Tel.: 18 3637.8500

© 2023 AG4 Contábil - Todos os direitos reservados.

bottom of page